cobertura de Estoque

Quando falamos em gerenciamento de estoques, uma das barreiras encontradas está relacionada a qualidade do mesmo. Para vencer esse desafio e garantir um bom desempenho do seu estoque, vamos falar sobre Cobertura de Estoque. Neste artigo faremos um resumo deste indicador importante para a gerenciamento de estoque. Em postagens anteriores falamos de alguns indicadores de produtividade no gerenciamento de estoque, como:

A “COBERTURA” ou “NÚMERO DE DIAS DE ESTOQUE” é um indicador que mede o tempo que o estoque deixará de atender às demandas dos consumidores, considerando a quantidade vendida, em um determinado período. Esta métrica é de fundamental importância para que se tenha um gerenciamento adequado em seu negócio.

O estoque representa uma parcela importante dos ativos da sua empresa e tem que ser encarado como fator principal de geração de negócios e de lucros. Por esta razão vale muito a pena verificar se o estoque está tendo a melhor utilidade ou se esta sendo um “peso morto” (quando não retorna o capital nele investido). Muitas vezes, o superabastecimento de estoque, pode causar uma diminuição da rentabilidade do próprio negócio. Sendo assim, o cálculo adequado de cobertura que propicie o equilíbrio entre vendas e abastecimento, deve ser prioridade para os gestores.

Um estudo realizado pelo Instituto Nielsen, concluiu que, em média, 50% dos consumidores decidem trocar de loja ou de marca quando não encontram o produto desejado. O resultado dessa decisão é a perda direta de vendas. Sendo assim, fica claro a importância deste indicador, pois com o uso dele podemos evitar tanto a ruptura quanto o superabastecimento, não é mesmo?  Vamos aos cálculos.

Para calcular COBERTURA DE ESTOQUE de uma mercadoria, é necessário ter as quantidades corretas de cada mercadoria  no momento da análise, caso contrário o cálculo da COBERTURA DE ESTOQUE não será preciso e poderá levar a uma tomada de decisão equivocada.

Como calcular a Cobertura de Estoque?

Para calcular a Cobertura de Estoque é preciso, primeiro, saber a média de vendas desse produto em um período.

Cálculo da Média de Vendas:

Peças vendidas / Número de dias = Média de Vendas

Exemplo:

Número de peças vendidas = 60 peças
Período de vendas = 30 dias

60 / 30 = 2

Média de Vendas (diárias) = 2 unidades/dia

Com o resultado da Média de Vendas Diárias, é hora de fazer o cálculo da Cobertura de Estoque que em outras palavras responde a seguinte questão: Quanto tempo o estoque de uma determinada mercadoria vai durar, levando em consideração a Média das Vendas.

Cálculo da Cobertura de Estoque:

Estoque Atual /Média de Vendas (diárias) = Cobertura de Estoque.

Exemplo:

Média de vendas diárias = 2
Estoque atual = 100

100/2 = 50

Cobertura de estoque = 50 dias

Ou seja, se as vendas continuarem na mesma velocidade, serão 50 dias de Cobertura de Estoque.

COBERTURA e GIRO expressam a mesma informação, no entanto, uma é o inverso da outra.

O indicador de COBERTURA é mais fácil de ser interpretado que o GIRO e, além disso, a fórmula é mais simples. Quanto menor for o resultado da cobertura, maior é o risco de falta de mercadoria da sua empresa e também quanto maior a cobertura, maior o risco de ter estoques empoeirados nas prateleiras.

Para que você possa aplicar esta análise em seu estoque, disponibilizamos uma planilha, como exemplo, que poderá ser útil para você.

Caso tenha alguma dificuldade em realizar esta análise entre em contato, teremos o maior prazer em ajudar no que for possível.

Planilha de Cobertura de Estoque

Planilha de Cobertura de Estoque