Origem
A análise ABC teve sua origem em estudos realizados pelo economista e sociólogo Vilfredo Pareto que viveu entre 1848 e 1923.
Pareto estudou a distribuição de renda entre a população e comprovou que uma parte menor da população absorvia uma grande porcentagem de renda, e uma porcentagem maior da população absorvia uma percentagem menor de renda. Segundo Pareto, a relação dos percentuais era na proporção de 80% e 20%. Segundo os seus estudos, Pareto mostrou que 20% da população detinha 80% da riqueza mundial, enquanto os demais 80% detinham apenas 20% desta mesma riqueza.
No início dos anos 50, a lei de Pareto foi adequada por alguns engenheiros da General Eletric (GE), para a administração dos estoques dando início ao sistema de análise ABC.
Porque usar análise da Curva ABC
- Saber quais são os produtos mais estratégicos no seu negócio.
- Mapear os produtos campeões de vendas
- Identificar os produtos que trazem melhores resultados para a sua loja.
- Classificar de forma apropriada as diferentes classe de produtos de uma categoria
- Os itens da classe A são imprescindíveis, e sua falta pode ocasionar a ruptura nas vendas da empresa.
- Os itens da classe B são importantes, porém sua falta em um período de curto prazo pode não impactar fortemente nas vendas.
- Os itens da classe C não afetam diretamente as cadeias de consumo, porém são necessários e contribuem para o funcionamento das cadeias de forma indireta.
- Utilizar adequadamente os recursos financeiros
- Evitar compra e armazenamento de produtos sem a necessidade de aquisição.
O que é preciso para montar uma análise Curva ABC
Para se inciar o trabalho, é necessário uma lista dos produtos vendidos em um determinado período contendo os seguintes dados:
- Categoria do produto – O mapeamento dos produtos deve levar em consideração a categoria que o produto pertence e a análise deve ser feita por categoria.
- Código do produto – Este dado não é obrigatório para analise e sim desejável.
- Nome do produto
- Preço de custo unitário do produto
- Preço de venda unitário do produto
- Quantidade vendida do produto em um período determinado. – O período deve ser do tamanho suficiente para uma boa amostragem de vendas.
Para melhor entendimento, criamos uma planilha com um exemplo de análise. Você poderá utilizá-la para fazer análise ABC de seus produtos nas respectivas categorias. Para isso, baixe e substitua os dados das colunas na cor laranja pelos seus dados e o restante do cálculo será realizado automaticamente.
A interpretação da divisão ABC é a seguinte:
- Produtos da classe A – 20% do total de itens da categoria que representam 80% das vendas. Fique de olhos bem abertos para não faltar estes produtos.
- Produtos da classe B – 30% do total dos itens da categoria que representam 15% das vendas.
- Produtos da classe C – Os demais 50% dos itens compõem o mix total, mas normalmente representam apenas 5% das vendas
Conclusão
Ao classificar seus produtos dentro da curva ABC, ficará clara a importância que deve ser dado a cada um dos deles de sua loja. Com esta analise podemos adaptar uma frase bem conhecida “todos os produtos são importantes mais alguns são mais importantes que outros” .
Se você gostou e quer fazer sua própria análise baixe a planilha que ajudará a desvendar seu estoque… bom trabalho
Get Social