Escolher as redes sociais certas para sua empresa
Escolher as redes sociais certas para sua empresa é fundamental para qualquer tipo de negócio. Elas funcionam como uma vitrine dos seus produtos, são ótimas ferramentas de divulgação para lançamento ou promoções e são importantes canais de comunicação com os clientes. Mas como escolher quais redes sociais sua empresa deve ter?
Pinterest, Instagram, Facebook, Twitter, YouTube, Google + ou LinkedIn… Isso só para citar as mais populares. As opções são muitas! É preciso reservar um tempo para analisar com cuidado o que cada uma pode oferecer a você e sua empresa. Só assim será possível planejar suas ações de marketing e coletar resultados positivos e duradouros.
Não cometa o erro de criar contas em todas as redes sociais que existem, só para marcar presença. Nessas horas, ter foco é essencial para definir quais são as prioridades e descobrir em qual canal seu público-alvo está. Caso contrário, você perderá tempo e recursos administrando algo que não tem a ver com o negócio.
Veja, abaixo, dicas para você escolher a rede social certa para sua empresa:
Defina quais são os objetivos da empresa
O que você deseja alcançar com as redes sociais? Fortalecer sua marca, gerar engajamento, estreitar a relação com o cliente ou aumentar as vendas? É preciso ter isso em mente antes de escolher se vai postar no Facebook, YouTube ou Instagram.
Parece complexo, mas não é. Um planejamento nas redes sociais precisa ter um objetivo para ser traçado. Por isso, anote no papel o que você quer para sua empresa e vamos ao segundo passo.
Analise o perfil do seu público-alvo
O ideal é fazer uma breve pesquisa com os clientes ou potenciais clientes. Em qual rede social eles estão mais presentes e usam com mais frequência? Se você tem uma loja virtual de roupas, por exemplo, é interessante descobrir onde as pessoas gostam de buscar inspiração antes de realizar uma compra. Aqui, a resposta encontrada será, provavelmente, Pinterest ou Instagram, pois ambas são redes bem visuais, onde as imagens são os destaques.
Além de garantir que mais pessoas vão ver sua divulgação, é uma maneira de aumentar, ainda mais, as chances de fechar vendas. Por isso, não basta estar presente na rede social. Você precisa saber usá-la em seu favor, de acordo com o perfil do público-alvo.
Faça testes nas redes sociais
Vamos supor que você inscreveu sua empresa no Instagram e no Facebook. Faça o planejamento mensal com três posts por semana em cada uma delas, por exemplo. O ideal é que sejam conteúdos diferentes, pensados especificamente para cada rede, e não um “copie e cole” nas duas.
Comece devagar e vá sentindo o que os clientes estão curtindo ou em qual rede social eles interagem mais. Esse teste é importante para que você possa dedicar mais tempo àquela rede que mais te atende. Geralmente, as respostas são imediatas e você perceberá se o seu objetivo está sendo, aos poucos, alcançado.
Invista em conteúdo
Independentemente de qual rede social for ideal para sua empresa, saiba que ela só revelará seu potencial se você investir em conteúdo. Se os seus clientes gostam de acompanhar sua marca no YouTube, faça vídeos de qualidade com uma câmera própria e com assuntos interessantes.
Se o seu público-alvo não desgruda do Instagram, tenha um arquivo repleto de fotos com bons enquadramentos e com legendas criativas! No Facebook, aposte em memes e posts que geram engajamento (claro, desde que faça sentido para a sua marca). E por aí vai. Procure os cases de sucesso em cada rede para se inspirar. Conteúdo é a chave para o sucesso!
Fonte: Academia UOL Host
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