Futuro do varejo

5 tendências para o futuro do varejo

5 tendências para o futuro do varejo

É inegável que os hábitos de compra do consumidor têm passado por profundas e constantes mudanças nos últimos anos, principalmente depois da chegada das lojas virtuais, que acabaram fazendo com que as empresas se sentissem obrigadas a se adequar ao novo modelo de negócio para se manter no mercado competitivo.

Todo o processo de transformação é fruto da quarta onda do varejo. A primeira onda foi a das lojas familiares de bairro, seguida pela venda de catálogos. A terceira contou com mega lojas, que ofereciam produtos com o preço mais barato, como o Walmart, por exemplo. Agora a onda é a da transformação digital, tendo a Amazon como grande destaque.

Apesar das vendas online não terem participação absoluta, elas devem crescer bem rápido. Portanto, é preciso estudar atentamente quais são as melhores práticas a serem executadas nesse mercado para evitar que grandes erros sejam cometidos futuramente.

Para te ajudar nessa questão, separamos 5 tendências dadas por grandes especialistas no assunto. Confira:

1 – Inovar a marca

A possibilidade de fazer compras pela internet tem dificultado a fidelidade do comprador, afinal as lojas virtuais possibilitam maior comodidade e mobilidade, já que o consumidor pode fazer a compra onde ele estiver, sem enfrentar fila. Portanto, é preciso que as empresas inovem e criem novas maneiras de engajar o seu público.

2 – Modificar as lojas

Com a mudança no cenário, é preciso pensar em novas opções para as lojas físicas para que as mesmas não corram o risco de fechar as portas, como vêm acontecendo com diversas lojas nos EUA nos últimos anos. As lojas físicas podem integrar as lojas online, fazendo com que o público possa, por exemplo, fazer uma compra online e buscar o produto pessoalmente, na loja mais próxima, economizando assim com o valor do frete; ou até mesmo ver o produto pessoalmente e comprá-lo online, para evitar filas.

O modelo tem sido usado por lojas conhecidas, como a Saraiva, que agora, no momento da  compra de um produto pela internet, é dada a opção da encomenda ser buscada no ponto físico mais próximo do comprador.

3 – Conhecer o cliente

Com a chegada da internet e das redes sociais, agora é possível ter acesso a todas as informações do seu público. Portanto, é de extrema importância saber quem é o seu cliente, onde ele se encontra e do que ele gosta para poder atendê-lo melhor, saber o que, quando e como oferecer.

4 – Jornada não linear

Atualmente as pessoas podem conhecer uma marca por diferentes meios, e realizar seu processo de compras de diferentes maneiras, tornando o método tradicional antiquado. Por isso, é essencial que todos os seus canais de venda estejam integrados e em sintonia um com o outro.

5 – Fornecer mais informações

Com o constante acesso à internet, o consumidor busca as informações que precisa saber sobre o produto desejado antes de realizar a compra, portanto não adianta esconder informações.

A Nike, por exemplo, usa as informações de seus produtos de modo que construa uma história que se conecte com o público. Através de seu aplicativo, eles reúnem dados sobre o rendimento dos seus consumidores e envia dicas de treino juntamente com sugestões de tênis que atendam cada treinamento.

Agora que você já sabe como se adequar à quarta onda do varejo e pode ver qual delas se encaixa melhor no seu negócio, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente no seu e-mail.