Google Adwords ou Busca Orgânica?

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Alguns anos atrás  acreditava-se que para vender na WEB bastava simplesmente criar e publicar uma Loja Virtual. Nos dias de hoje, já é sabido que o sucesso de um negócio na grande rede tem desafios e necessidade de investimentos semelhantes aos de uma loja física.

Neste artigo, iremos abordar uma das ferramentas mais conhecidas e eficientes para se conquistar a desejada audiência, que é o GOOGLE.

No mundo real, para avaliar o potencial de um ponto de venda, verificamos  qual é o fluxo de “passantes” na frente ou próximo dele. Desta forma, um imóvel situado num local com grande fluxo de “passantes” será mais valioso,  do que outro localizado em uma rua secundária, onde o fluxo é muito menor.

Seguindo o mesmo raciocínio, um ponto dentro de um shopping ou centro comercial poderá ser mais valioso que um ponto de rua, já que em um shopping ou no centro comercial este passante está mais propenso a comprar.

Tanto quanto no mundo real, na WEB, precisamos ter “passantes” (audiência) em nossa loja virtual para converter em vendas.  Para se alcançar este objetivo,  existe uma infinidade de ferramentas digitais para promover um SITE, dentre eles podemos citar: Google Adwords, Facebook Ads, SEO, Campanhas emailmarketing, remarketing, marketing de conteúdo, colocação de banners em Portais etc.

Para os mais velhos, o GOOGLE representa hoje o que representou as Páginas Amarelas há anos atrás. Não ser “achado” nas buscas do GOOGLE diminui muito a chance de você conquistar um novo cliente ou uma nova venda. Para se ter uma ideia, mais de 80% da população mundial utiliza buscadores para resolver suas dúvidas e pesquisa. Desse percentual, mais de 90% utiliza o GOOGLE como ferramenta de pesquisa.

Hoje em dia o termo de busca é tão forte, que “forçou” a criação de um novo verbo, googlar (ou “guglar”), também conhecido como googar (ou “gugar”) ( ambos inspirados no inglês to google) que é um neologismo que significa executar uma pesquisa na Internet pelo motor de busca Google.

Exite duas formas de aparecer no GOOGLE, a primeira delas é de forma ORGÂNICA (busca orgânica). e a segunda através do GOOGLE ADWORDS (link patrocinado).

BUSCA ORGÂNICA

Busca orgânica refere-se de uma maneira geral aos resultados naturais, ou seja, “não pagos”. Sim você entendeu muito bem GRÁTIS, mas calma que mesmo o que parece de graça tem custo. Nesta busca você pode aparecer nas primeiras páginas, caso o Google classifique seu site como muito relevante frente aos termos digitados por quem esta procurando por algo. O GOOGLE analisa o conteúdo de uma página de seu site para um determinado “termo de pesquisa” (palavra chave). Caso ele ache que sua página descreve bem um determinado assunto ou produto, ele colocará seu site no topo de seu ranking para aquele termo.

Segundo estudos, 73% dos usuários preferem clicar num resultado de busca orgânica do que em links patrocinados, porque acreditam que a busca natural é mais confiável. Além disso, segundo o IBOPE, 36% das pessoas acreditam que a empresa no primeiro lugar do Google na busca orgânica é a empresa líder daquele segmento. Há dados que demonstram que 85% das compras em e-commerce foram influenciadas, direta ou indiretamente, pelo Google.

Pensar na melhor forma de descrever as páginas ou produtos de um site, detalhando seu conteúdo, é tarefa de um profissional de SEO que visa sua otimização frente aos algorítimos dos mecanismos de busca. Vale ressaltar que devido a complexidade deste trabalho, seu resultado começa a aparecer no médio e longo prazo.

GOOGLE ADWORDS (link patrocinado)

Em linhas gerais o GOOGLE ADWORDS é um leilão de palavras. Você oferece um valor que está disposto a pagar para palavras ou sentenças que remetem ao seu negócio ou produto. Depois de criar seu anúncio o algorítimo do GOOGLE faz o ranking para apresenta-lo levando em consideração o valor proposto por você. Toda vez que alguém escrever um determinado termo que você se prontificou a pagar, ele irá analisar quem deve aparecer em primeiro, segundo e demais lugares na tela de pesquisa. Se você entender que, 80% das pessoas que fazem este tipo de pesquisa, encontra o resultado desejado já na primeira página, você consegue entender o quanto é primordial você estar nas primeiras posições.

O algorítimo que avalia os termos concorrentes, leva em consideração uma série de parâmetros para tomar a decisão de quem deve aparecer primeiro numa determinada busca. Dentre esses parâmetros, é avaliado, por exemplo, de onde (localidade) está sendo feita a pesquisa. Desta forma, ele pode oferecer opções próximas do usuário, aumentando a chance dele clicar para comprar. É bom lembrar que o GOOGLE somente cobrará o valor combinado, no momento em que o usuário clicar no anúncio. Sendo assim, ele escolherá te oferecer as opções em que você mais terá chance de “clicar”, dai o termo que talvez já tenha ouvido falar, o CPC (custo por clique). Em outras palavras o GOOGLE se remunera toda vez que leva uma pessoa ao seu site devido a uma determinada pesquisa.

Em linhas gerais, este é o cenário para aparecer no GOOGLE, em ambos os casos a qualidade da palavra, sentença de palavras e descrições serão determinantes para o resultado final. Sendo assim, desde a concepção do seu site faça uma planejamento adequado no cadastramento de DEPARTAMENTO E PRODUTOS pois terão fundamental importância no resultado das buscas.