Click and Collect

click-and-collect

Este novo conceito vem se consolidando em outros países e tem ajudado no fomento das vendas online e offline. O “click and collect ” , é mais uma estratégia para facilitar a vida dos clientes e não perder vendas para os concorrentes por falta de opções de compras.

Com o vertiginoso crescimento de clientes utilizando smartphone, a qualquer momento pode ser feito pesquisas de preços, comparando assim, o preço do mesmo produto diante da gôndola; nas lojas de e-commerce das concorrentes; e até mesmo comparando o preço da mercadoria no e-commerce da própria loja atrás de alguma promoção online. Este cenário desafiador, faz com que estratégias como o “ click and collect ” minimize esses desafios e crie novas formas de fidelizar o cliente.

O que é

Basicamente, este mecanismo funciona com o cliente fazendo suas compras online e buscando os produtos na loja física mais perto. Desta forma, os varejistas estão fazendo um interessante e correto movimento, que é, tratar suas lojas física e online não como filiais distintas, mas sim, como extensões uma da outras. Quando bem executada, o consumidor tem uma experiência diferenciada e ainda pode escolher mais alguma outra mercadoria na retirada do produto na loja física.

Oportunidade

Quem nunca foi trocar uma roupa em uma loja e acabou levando mais alguma coisinha? O varejista pode agregar  na venda online, pois como o cliente irá a loja retirar o produto, ele terá a oportunidade de ofertar mais alguma coisa. Ganha o varejista que souber aproveitar, ganham os vendedores que estiverem antenados e bem treinados para receber esse consumidor. É óbvio que temos que pensar nisso estrategicamente e treinar muito bem a equipe que irá receber essas pessoas na loja.

Quem Já Faz

Nos Estados Unidos, Walmart, Macy’s, Best Buy, Sears dentre outras, estão avançando na execução desse conceito. Estão investindo em centros de devolução, locais de coleta de compras, pontos de pagamento e até mesmo drive-through para compras feitas na internet. Algumas aproveitam essa modalidade de compras para fazer promoções, onde a retirada de mercadorias só pode ser feita em lojas com estoque está alto, por exemplo.

O Walmart permite que o cliente compre um produto online e faça o pagamento na loja quando for retirar o produto. Esta estratégia é tão acertada que segundo dados de pesquisa publicada no The New York Times, mais de 50% das compras no e-commerce do Walmart são do tipo click and collect. A Best Bay tem 40% das suas receitas em compras online vindas deste tipo de modalidade.

No Brasil

No Brasil a Rede de artigos esportivos Decathlon, com 19 lojas no País, tem utilizado o click and collect para impulsionar suas vendas. Atualmente 10% das vendas são on-line e, de cada cinco clientes que usam o click and collect, dois fazem alguma compra adicional quando vão buscar seus produtos na loja.

O sistema está implementado em todas as lojas da rede no País  e a varejista espera que, no longo prazo, 25% das compras sejam feitas por meio do sistema. “O click and collect ajudou a reduzir o custo da operação, pois não pagamos frete ao usar a logística das lojas, aumentando nossa margem de vendas e permitindo que ofereçamos o melhor custo/benefício para os clientes”, explica Nelson Peixoto, responsável pela operação da rede,

Fica claro assim que, se você achava que o varejo virtual iria acabar com o varejo físico, se enganou. Agora, se você ficar parado e não usar a tecnologia a seu favor, aí sim o consumidor que vai te abandonar.